Sobre o Curso
A ênfase do ensino de história na educação básica se desloca do mero acúmulo de informações para a reflexão e a problematização, onde se mostram fundamentais a construção da identidade do aluno e seu preparo para a cidadania.
Assim, considerando “consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades”, os PCN’s enfatizam a necessidade que tem o professor de escolher conteúdos que sejam relevantes paraque o aluno possa se situar no seu próprio contexto histórico e encontrar soluções para os problemas da sua realidade.
Caberá à Instituição formadora o papel de propiciar reflexões e procedimentos de análise e construção do conhecimento histórico que, embora não abarquem todas as épocas e sociedades, capacitem o futuro professor de História a buscar, selecionar, interpretar e socializar informações novas e relevantes.
Neste sentido, o professor de História deve ser capaz de lidar com diferentes linguagens na produção do conhecimento e no ensino de História, a fim de que os estudantes possam reconhecer e valorizar as diferentes modalidades de registro histórico, para além dos documentos tradicionalmente reconhecidos como tal, favorecendo “a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Duração do curso: 8 (oito) semestres
Turno: Noturno.
Projeto de Redimensionamento Curricular do Curso de Licenciatura em História
Estrutura acadêmica
Docentes
Infraestrutura
- 07 Salas de Aula;
- 01 Sala do Colegiado;
- 01 Sala do Centro Acadêmico;
- 07 Computadores/ Datashow;
- 01 Laboratório de Informática – LabInf;
- 01 Sala de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (pesquisa)
- 01 Serviço de Informática (pesquisa e impressão de material didático)
Estrutura Curricular
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 08h às 12h / 14h às 18h.